segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Deus é.....?

Ao observar a bíblia sagrada percebi que Deus nunca se apresentou ao homem por um nome. A única vez que Ele se nomeou, foi quando Moisés no monte Horebe pergunta "...qual é o seu nome?... Ex 3:13.

O que é interessante é que Deus não diz um nome, mas Ele diz uma de suas características: EU SOU.

Mas como que existem diversos nomes pelo qual Deus é conhecido? Quem deu esses nomes ao Todo-Poderoso?

Como a bíblia interpreta a si mesma vamos analisá-la.

Era costuma dos povos antigos colocarem nomes nas pessoas de acordo com alguma característica física ou por alguma atitude realizada costumeiramente ou esporádica. Como exemplo temos Jacó e Esaú. Jacó quer dizer enganador, trapaceiro; ele ganhou esse nome por tentar tomar a primogenitura do seu irmão ainda no ventre de sua mãe ao nascer agarrado ao seu calcanhar. Já Esaú teve esse nome por ter o corpo coberto de pêlos (algo que hoje a ciência chama de síndrome de Werewolf ou lobisomem em português), logicamente seu nome significa homem peludo.

O mesmo Jacó ao passar por uma experiencia que marcou sua vida o próprio Deus (em forma teofânica) mudou seu nome para Israel.

A mesma coisa ocorre quando alguém coloca um nome em Deus. Colocar nome em Deus, isso soa meio estranho não?! É, mas é isso que ocorre.

Um grande exemplo disso é Abrão que ao subir o monte Moriá para imolar seu filho, recebe de Deus a providencia, um cordeiro, para o holocausto. Após isso Abraão chamou aquele lugar de Jeová Jire (O Senhor proverá). Dependendo da sua fonte de pesquisa ou tradução você vai encontrar uma infinidade de significado tipo: Jeová proverá, o Senhor que nos provê, etc.

Outro exemplo é Agar que após ver e falar com Deus no deserto, o chama de Deus da vista (Laai-Roi).

Enfim, faltaria espaço para expor os exemplos da bíblia acerca deste assunto. Mas o que eu quero dar a entender é que logo após uma grande experiencia com Deus os homens e mulheres que passaram este momento tinha em mente uma definição de Deus, o que resulta num nome, pois a experiencia mostrou-lhes algo característico de Deus e como visto anteriormente os nomes são resultados de características físicas ou do caráter.

Quero concluir dizendo que é através da provação que você vai conhecer a Deus. Ele se revela a você através das dificuldades que Ele permite em sua vida. Muitos preletores dizem que a prova é pra Deus conhecer você melhor, etc. Mas isso não se encaixa na Onisciência de Deus como o próprio salmista descreve que não havendo ainda palavra alguma na minha lingua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Sl 139:4.

A provação tem, entre outros objetivos (dos quais falarei em outra postagem), nos fazer conhecer a Deus.

Nós ouvimos falar os nomes de Deus, mas será que conhecemos realmente as suas características?

Amém.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Neemias e a restauração do Muro.

Muralha de Jerusalém

No livro de Neemias 1:3 encontramos uma passagem que me chama muito a atenção:


"E disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo."


Vemos que Neemias chora ao ouvir sobre a situação do povo, mais precisamente sobre o muro de Jerusalém.

Mas por que choraria Neemias muito mais pelo muro e por suas portas do que pelo povo que estava numa situação miserável? Neemias era conhecedor da palavra e sabia qual era a função do muro e o que sua ausência causava.

O profeta Ezequiel nos dá uma clara definição do motivo de existir um muro em volta da cidade


"Mediu pelos quatro lados; e havia um muro em redor, de quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, para fazer separação entre o santo e o profano." Ezequiel 42:20.


O sábio Salomão também descreveu o que acontece com aquele que passa pelos limites do muro.


"Quem abrir uma cova, nela cairá, e quem romper um muro, uma cobra o morderá." Eclesiastes 10:8.


Neemias ficou triste ao perceber que não havia mais separação entre o povo de Deus e os gentios. Ele ficou triste porque sabia que não havia proteção contra as investidas do inimigo.


Será que nos, como Jerusalém de Deus estamos cercados ou nosso muro está derrubado? Existe mesmo uma separação entre nós e as demais pessoas que não seguem a Cristo?


Jesus e sua doutrina é o nosso muro. Com ele nos diferenciamos neste mundo e nos tornamos sal da terra e luz do mundo.


Amém.